Pular para o conteúdo

3 DICAS PARA EVITÁ-LOS E GARANTIR UM MELHOR CONTROLE SOBRE A GESTÃO DO NEGÓCIO.

Glosas são contas não recebidas ou rejeitadas pela organização de saúde devido a problemas de comunicação entre a clínica e a seguradora de saúde. Normalmente, a reprovação ocorre quando as informações fornecidas por um prestador sobre um serviço não correspondem aos registros no banco de dados do plano de saúde.

Você já parou para pensar que aumentar os pacientes não é necessariamente o maior desafio que sua unidade de saúde enfrenta? A situação financeira da sua empresa depende muito do como o processo pós atendimento é feito do que o a quantidade de atendimentos porque descuidos burocráticos ou cobranças incorretas podem levar seu negócio a perdas astronômicas.

O planejamento estratégico e financeiro, o investimento em tecnologia e inovação trarão importantes benefícios para garantir a sustentabilidade dos negócios e produzir processos mais eficientes e eficazes.

As glosas estão associadas com erros na fase inicial, ou seja, no agendamento e/ou atendimento ao paciente, os erros no preenchimento de formulários, falta de conhecimento e falta de informações contratuais são apenas alguns exemplos de situações que podem ocasionar glosas.

  1. Treinamento da equipe: É importante garantir que todos os profissionais de saúde que lidam com o processo de faturamento e cobrança estejam bem informados sobre as regras de cobertura e pagamento dos planos de saúde, além de estar capacitados para preencher corretamente formulários e outros documentos. Oferecer treinamentos e capacitações regularmente pode ajudar a reduzir erros e evitar glosas.
  1. Implementação de sistemas de gestão eletrônico: A adoção de sistemas de gestão eletrônico pode ajudar a reduzir a incidência de erros na fase de preenchimento de formulários e outros documentos, além de tornar o processo de faturamento mais eficiente e ágil. Com o uso de tecnologia, é possível automatizar tarefas rotineiras e reduzir a necessidade de intervenção humana, o que pode reduzir o risco de erros e glosas.
  1. Fortalecer a auditoria interna: A realização de auditorias internas regulares pode ajudar a identificar problemas no processo de faturamento e cobrança antes que eles se tornem um problema significativo. A auditoria pode ajudar a identificar a causa-raiz das glosas e desenvolver estratégias para evitá-las no futuro.

Com a adoção dessas medidas, as clínicas e consultórios médicos podem garantir um controle mais efetivo sobre a gestão do negócio, reduzir o risco de perdas financeiras e garantir um atendimento de alta qualidade aos pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *